Válvula Solenoide: Não compre sem Ler Esse Artigo!

Válvula solenoide: Não compre sem Ler esse Artigo !

CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email aqui para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Share

Você sabe qual é a função de uma válvula solenoide?    Neste artigo iremos abordar qual é a função dessa peça  e todas as suas características.

Sabemos que muitos sistemas de gás/água não funcionam corretamente devido  ao mau dimensionamento dos seus componentes,  pessoas leigas no assunto não sabem onde procurar informações que sejam diretas e claras,  e acabam encontrando manuais com diversas informações e gráficos que não ajudam o consumidor avaliar qual é a melhor opção.

Se você se sente inseguro em escolher a melhor válvula solenoide para seu sistema de gás e água, continue lendo esse artigo.

Saber escolher qual válvula solenoide é  apropriado  para  o seu caso  é fundamental  para o correto funcionamento do seu sistema de gás e água,  evitando problemas de mau funcionamento dos seus equipamentos.

 

Nesse artigo iremos abordar os seguintes temas:
O que é valvula solenoide?
Para que serve válvula solenóide?
Como funciona válvula solenóide?
Instalação de válvula solenoide em redes de gás

 

 

O que é valvula solenoide?

 

Um solenóide é simplesmente um tipo de eletroímã constituído por um fio de cobre isolado por bobina. As válvulas de solenóide, por outro lado, são dispositivos altamente projetados e operados eletronicamente que podem ser usados ​​em muitas aplicações de sistemas diferentes e únicas. As válvulas de solenóide são usadas principalmente para controlar o fluxo de líquidos ou gases. A válvula é usada para substituir uma válvula manual em aplicações onde o controle remoto é desejável. A válvula solenóide é controlada por corrente elétrica que é executada através de uma bobina. A bobina é energizada criando um campo magnético fazendo com que um êmbolo dentro da bobina se mova. Movendo-se enquanto energizado, fecha o orifício no corpo, interrompendo o fluxo através da válvula. Da mesma forma, quando a bobina é desenergizada, é produzido um campo magnético, elevando o êmbolo e permitindo o fluxo através da válvula.

 

 

O conjunto de solenóide consiste em um conjunto de bobina, êmbolo e manga. Sua função básica é a mesma que uma válvula de corte operada manualmente, mas, por ser solenóide, pode ser posicionada em locais remotos e pode ser convenientemente controlada por interruptores elétricos simples.

As válvulas solenóides podem usar vedantes metálicos ou selos de borracha, e também podem ter interfaces elétricas para permitir controle fácil. Uma mola pode ser usada para segurar a válvula aberta (normalmente aberta) ou fechada (normalmente fechada) enquanto a válvula não está ativada.

 

A- lado de entrada

B- diafragma

C- câmara de pressão

D- passagem de alívio de pressão

E- solenóide eletromecânico

F- lado de saída

 

Para que serve válvula solenóide?

As válvulas solenóides são os elementos de controle mais utilizados em fluidos . Suas tarefas são desligar, liberar, administrar, distribuir ou misturar fluidos. Eles são encontrados em muitas áreas. Os solenóides oferecem troca rápida e segura, alta confiabilidade, longa vida útil, boa compatibilidade média dos materiais utilizados, baixa potência de controle e design compacto.

As válvulas de solenóide são usadas em sistemas pneumáticos e hidráulicos, para controlar cilindros, motores de fluidos ou válvulas industriais maiores. Os sistemas de aspersão de irrigação automática também usam válvulas de solenóide com um controlador automático . Máquinas de lavar domésticas e máquinas de lavar louça usam válvulas de solenóide para controlar a entrada de água na máquina. Eles também são freqüentemente usados ​​em gatilhos de pistola de paintball para atuar a válvula de martelo de CO2. As válvulas solenóides são geralmente referidas simplesmente como “solenóides”.

As válvulas de solenóide podem ser usadas para uma ampla gama de aplicações industriais, incluindo controle geral on-off, calibração e bancos de teste, circuitos de controle de planta piloto, sistemas de controle de processo e vários aplicativos de fabricantes de equipamentos originais.

 

Como funciona válvula solenóide?

Existem variações de projeto de válvula. As válvulas comuns podem ter muitas portas e caminhos de fluidos. Uma válvula de 2 vias, por exemplo, tem 2 portas; se a válvula estiver aberta , as duas portas estão conectadas e o fluido pode fluir entre as portas; Se a válvula estiver fechada , as portas são isoladas. Se a válvula estiver aberta quando o solenóide não estiver energizado, então a válvula é denominada normalmente aberta. Da mesma forma, se a válvula estiver fechada quando o solenóide não estiver energizado, então a válvula é denominada normalmente fechada .

Existem também projetos de 3 vias. Uma válvula de 3 vias tem 3 portas; Conecta uma porta a qualquer uma das outras duas portas (normalmente uma porta de alimentação e uma porta de escape)


A válvula de solenóide (pequena caixa preta na parte superior da foto)

Em algumas válvulas de solenóide o solenóide atua diretamente na válvula principal. Outros usam uma válvula solenóide pequena e completa, conhecida como piloto, para atuar uma válvula maior. Enquanto o segundo tipo é na verdade uma válvula solenóide combinada com uma válvula acionada pneumática, eles são vendidos e embalados como uma única unidade referida como uma válvula solenóide. As válvulas pilotadas exigem muito menos para controlar, mas são visivelmente mais lentas. Os solenóides pilotados geralmente precisam de energia máxima em todos os momentos para abrir e permanecer aberto, onde um solenóide de ação direta só pode precisar de energia máxima durante um curto período de tempo para abri-lo e apenas uma baixa potência para segurá-lo.

Uma válvula solenóide de atuação direta normalmente opera em 5 a 10 milissegundos. O tempo de operação de uma válvula pilotada depende do seu tamanho; Os valores típicos são de 15 a 150 milissegundos.

O consumo de energia e os requisitos de fornecimento do solenóide variam com a aplicação, sendo principalmente determinados pela pressão do fluido e pelo diâmetro da linha.

Nenhuma válvula apresenta uma pressão mínima necessária para permanecer fechada no estado não alimentado.

 

Instalação de válvula solenoide em redes de gás

A RW Engenharia é especialista em instalação de válvulas solenoides em sistema de gás combustível, caso precise entre em contato com a nossa empresa

(31)  3371 7353

comercial@rwengenharia.eng.br

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *